segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Alunos e tarefas

Quando lecionava para a 4ª série no Pandiá Calógeras, muitos alunos eram de famílias importantes.

Certa vez, coloquei um aluno de 'castigo' depois da aula, para fazer as tarefas que não havia feito a tempo em casa. Ele me disse:

- Meu pai vem me buscar. Ele não gosta de perder tempo, vai brigar com a senhora!

De fato, o pai chega todo nervoso e me pergunta pelo filho:

- Estou atrasado! - diz ele.

- Seu filho está terminando de fazer as tarefas. Assim que terminar, ele poderá ir.

- A senhora sabe com quem está falando? (ele era deputado federal e mais alguma coisa 'importante').

- Não, por que? O senhor vai me colocar no seu testamento por ajudar seu filho a ter mais responsabilidade? Não? Então para mim o senhor é só o pai de um aluno que não cumpriu suas obrigações. É só isto que interessa. 

Sem ter como argumentar, acabou aceitando o 'castigo' do filho até o fim, que passou a fazer suas tarefas normalmente.

o mundo não mudou muito, até hoje as 'autoridades'
acham que a gente devia se comportar assim diante deles...

Outra vez Júnior, um aluno bem preguiçoso, não me deu seu caderno de tarefas para eu poder vistar. 

- Dª Luzia, a empregada brigou comigo e rasgou meu caderno. Não pude fazer nada!

-  Então vá à diretoria ligar para sua mãe (que era uma psicóloga importante).

Enquanto ele ia, abri a pasta dele e achei o caderno. Inteiro e com os exercícios por fazer... Fui encontrar-me com ele para falar com sua mãe ao telefone, que me diz:

- Estou muito aborrecida com a empregada! Vou até despedi-la! Isto é coisa que se faça? Rasgar o caderno do menino?

- Não se preocupe. Houve um milagre! O caderno está na pasta, inteirinho e incompleto. Seu filho ficará comigo depois da aula para fazer a tarefa que não fez. 

- Ah, que vergonha! Meu filho nunca mentiu e sempre acredito no que ele diz!...

Oh, santa ingenuidade de mãe! Será que uma psicóloga realmente acredita que crianças não mentem nunca? :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário