quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Coisas de nomes...

Minha mãe nos contava que teve uma aluna chamada Maria Gasolina. O pai queria só Gasolina, mas o tabelião não deixou. Colocando o Maria na frente, tudo bem...

Eu tinha um colega que se chamava Washington. Mas a família insistia na pronúncia 'correta' do seu nome: Vasinguitão.

Outro colega de um dos meus irmãos chamava-se Antônio 13 de junho de 1930, dia do seu nascimento, e isto era sempre motivo de muitas risadas entre colegas. Assim que foi possível, ele mudou o nome que o envergonhava tanto. Passou a chamar-se Antônio 13 de Junho. Parece que era só o ano que o incomodava... :)


Mamãe ficou viúva muito nova. Seu nome completo de casada era Maria Julieta Ramos Pinto. Quando voltou a lecionar para poder sustentar seus 6 filhos, usou o nome de solteira, pois já estava cadastrada com ele no Estado: Maria Julieta Ramos.

Certo dia pediu-me para ir ao Banco da Lavoura (ancestral do Bradesco) para retirar seu contra-cheque, que naquele tempo não eram enviados pelo correio. Era sábado de manhã (sim, bancos funcionavam aos sábados naquele tempo!) e o banco estava cheio, principalmente de homens. Chego no caixa e peço o contra-cheque de Mª Julieta Ramos Pinto. Ele chama um funcionário, passa as instruções, e este vai nos arquivos em busca do documento. Nisto, lembro-me que minha mãe usa o nome de solteira como professora e corrijo com o caixa.

Então, ele vira-se para o funcionário já um pouco distante e grita bem alto, apontando para mim:

- Tira o Pinto dela que ela não tem Pinto não!

No mesmo instante chega o tal papel, e foi só eu sair da agência que foi uma gargalhada geral! Bem, até eu ri... :)

Ao me casar, a primeira providência que tomei no cartório foi tirar o "Pinto". Meu nome de solteira era Luzia Pinto Ferreira. Passei a chamar-me Luzia Ferreira Martin... ;)

2 comentários:

  1. Olá Luzia!
    Dei boas risadas aqui, também conheço alguns nomes hilários.
    Um abraço e fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Teresa,
      Até hoje eu rio quando me lembro da última história!... hahaha

      O interessante é que meus alunos (quando solteira), me respeitavam muito, apesar do nome. E sem piadinhas! :)

      Excluir