segunda-feira, 2 de abril de 2012

Estudar demais... cansa (I)


Uma vizinha, adolescente, estudiosa, arranja namorado e tudo se complica: ganha um filho e abandona os estudos.
Precisando trabalhar - e para isto precisava de terminar os estudos - pediu-me ajuda para fazer as provas do supletivo 2º grau. Vinha aqui em casa para estudar pela manhã e também à tarde. As provas seriam daí a um mês. 
Já na reta final eu lhe disse:
- Está na hora de relaxar! O que você já sabe é uma boa base para as provas.
- Mas falta tanto para ver! - protesta ela.
- Você acha que vai conseguir assimilar e lembrar o que falta em 3 dias? - retruquei... - Aproveite o fim-de-semana para descansar, e o último dia de estudo será na 2ª feira pela manhã somente (as provas começariam na 3ª feira).
Estudar na última hora dá estresse e a sensação de que não sabemos nada, e na prova acaba vindo aquele "branco total"!
Ela acabou achando as provas fáceis, menos a de matemática (claro!) e na hora lembrou-se do meu conselho:
- Acalme-se, vá devagar! Você sabe! Releia com calma...
Assim que o resultado saiu veio contar-me toda feliz. Logo vai receber o certificado de conclusão e agora vai procurar, com calma, um emprego!
Fiquei muito feliz com o sucesso dela!

2 comentários:

  1. Bom dia!
    Que atitude linda, parabéns!
    Você agiu com Jesus nos ensina, deu seu tempo, amou gratuitamente, me emociona tudo isso..,.,beijinhos no coração

    ResponderExcluir
  2. E este é só um exemplo recente, dos vários casos semelhantes, graças à mão amiga, o colo generoso, e a sabedoria educadora esta mestra querida.

    ResponderExcluir