sexta-feira, 4 de maio de 2012

Sucesso é alegria!



Meu irmão Paulo, escritor premiado, diz que tenho o dom de lecionar, de ensinar para os jovens... (Obrigada!)
Pensando nisto, lembrei-me que, de fato, gostava de ser professora e até hoje ajudo os jovens da vizinhança nos seus trabalhos escolares e com aulas particulares, de graça.
E fico feliz com o sucesso deles!
Um desses alunos foi o Anderson.
Ele era um menino levado e não se interessava pelos estudos. Trouxe-o para estudar comigo e perguntei-lhe:
- Que pessoa é mais importante na sua vida? 
- Meus pais! - disse.
- Você está errado. A pessoa mais importante na sua vida é você! A vida é sua, o futuro é seu, a liberdade é sua e as oportunidades também. O que você tem feito para aproveitá-las bem?
Ele, naturalmente, não soube responder.
- Bem, vou ajudá-lo, mas exijo frequência, observação dos horários e responsabilidade.
O garoto tomou gosto pelos estudos, começou a trazer colegas para aproveitarem a tranquilidade do ambiente e a minha biblioteca - que não é nada pequena! E liderava os colegas para que não perdessem tempo com conversas!...
Passou direto no vestibular da Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente, quase formado, tem sua própria empresa e até já comprou um carro 0Km!
A mãe um dia reclamou que ele adquiriu um "vício": de gostar de ler...
- Ele está sempre gastando dinheiro para comprar novos livros!
- Que bom! - disse eu - Amém!!! Este "vício" eu também passei para os meus filhos e meus netos.

Depois de um tempo, a mãe dele, seguindo o exemplo do filho, fez o supletivo, passou no vestibular para Pedagogia e, sempre que possível, dou uma "força" nas suas pesquisas e trabalhos escolares. 

Fico muito feliz quando esse "vício" pega! ;)

3 comentários:

  1. Quando a lição é bem ensinada,
    o Bem se propaga!

    ResponderExcluir
  2. Sou jovem. Sempre tive prazer em pegar um bom livro e estudava suas paginas prestando atenção em cada palavra. Mas arrependo muito da minha época de escola.
    Eu não fui um aluno exemplar no meu ensino médio. Eu sabia de tudo e não sabia de nada. Saía da sala na hora da aula. Saía do colégio. Passava dias sem ir. Fui reprovado dois anos por falta em demasia. Até que desisti de estudar.
    Nunca fui um aluno "burro"; fui "burro" apenas nos meus atos. Sempre tirava notas regulares mesmo sem estar presente nas aulas. Se eu tivesse sido mais presente, minhas notas seriam excelentes.
    Felizmente, recuperei o tempo perdido e, se Deus permitir, começarei em agosto a cursar meu primeiro semestre de Ciências Contábeis.
    Queria que, na minha época rebelde, alguém como a senhora tivesse aparecido para me aconselhar.

    Abraços,
    Iago Marcell.
    (http://semprelevelup.blogspot.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iago,

      Gostei muito do que você escreveu, é sempre tempo de recomeçar!

      Tenho certeza que você terá sucesso porque está consciente do que deseja.

      Estudar sempre é bom. Continue!

      Excluir