segunda-feira, 28 de maio de 2012

Verdade! Erros... Razão.



Eu aprendi na jornada profissional e da vida que chefe, pai e mãe têm sempre razão.
Quanto menos discutir com eles, melhor!
Isto faz com que os funcionários e filhos se "fechem", evitando diálogos e também que se sintam inseguros quando o "erro" lhes é imputado.
Chegam a ter medo do chefe, pois o funcionário é sempre o que errou porque não interpretou bem a ordem do chefe (chefe não erra, sempre tem razão!)
Com os pais é a mesma coisa: por culparem os filhos, reprimindo-os, provocam o afastamento deles. O filho se fecha, afasta-se. Muitas vezes por insegurança, o que é uma pena.
A aprendizagem da vida é feita com acertos e erros. Quando reparamos e corrigimos erros, estamos crescendo, aprendendo e valorizando os acertos.
Também precisamos ter a sabedoria de escolher bem o que falar, como falar, e ter a força da sinceridade nos relacionamentos.
Este "saber" traz como recompensa a admiração, amizade e gratidão!
Quanto menos se magoa, mais fácil fica o relacionamento.
Quem está com a "razão", muitas vezes não está com toda a verdade. Mas a razão dá forças para se sentir um super-homem ou mulher-poderosa, mas, muitas vezes, bem solitários.
Quantas vezes as pessoas assenhoram-se de nossos planos, idéias e soluções como se fossem seus...
Nunca fiquei aborrecida quando isto aconteceu, porque eu sabia que a idéia era minha, a inteligência de idealizá-la era minha, muito minha! E sentia-me realizada por ela ter dado certo!
Um provérbio que aprendi com minha mãe e que sempre me ajudou na vida profissional:
"Em boca fechada não entra mosca!" (caiu nos meus ouvidos... morreu!)
Com ele aprendi a conviver, ouvir e calar. Aprendi a ouvir as reclamações, fofocas do dia-a-dia, com discrição e sem dar "razões", mas procurando ajudar a resolver os problemas, se fossem importantes.
Cuidado! Chefe, pai, mãe têm sempre razão. Só os "idosos" é que não! Que pena...

Mas notem bem: no início da minha vida profissional tive 2 ótimas amigas e incentivadoras que eram minhas superioras no trabalho: Dª Suzel e Dª Emma. Diretoras amigas, presentes e estimuladoras, sabendo elogiar, chamar atenção, ajudar com carinho e competência. Nem eram "chefes", mas boas companheiras de trabalho! E muito exigentes, acompanhando o crescimento das professoras e dos alunos com presença constante. Se tive sucessos, foram espelhados na convivência com estas grandes educadoras! Com elas aprendi a respeitar e conviver com chefes e superiores que sempre foram mais que isso: foram amigos e estimuladores.

5 comentários:

  1. Grandes verdades Luzia.
    Adorei seu blog. Seus post´s são muito legais, uma fonte abundante de sabedoria.
    Parabéns, um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilson, bem-vindo ao meu blog!

      Espero que minhas mensagens te ajudem a encarar a vida por um lado mais positivo.

      Um grande abraço e volte sempre! :)

      Excluir
    2. Obrigado Luzia.
      Sempre que acesso seu blog, levo algo de positivo comigo!
      Estou acompanhando de perto, todas às suas atualizações e estou gostando muito daqui! =)

      Excluir
  2. Disse tudo! Na minha vida profissional encontrei algumas Dª Suzel e Dª Emma, mas a maioria dos chefes com os quais me deparei eram do time "Manda quem pode, obedece quem tem juízo". Uma pena...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Zilda... Duas das coisas mais difíceis para o ser humano aprender é obedecer e não guardar mágoas. Infelizemnte, na nossa caminhada, estamos sempre encontrando gente que nos forçam a aprender isso! Até mesmo na família.

      Eu sou otimista. Tem quem até me chame de "boba". Mas prefiro ser "boba" e continuar acreditando no ser humano do que ser do time que magoa intencionalmente.

      Gosto muito dos seus comentários!

      Excluir