segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Mais viagens!

cabanas de um dos hotéis de Nova Caledônia


    Fomos conhecer a terra natal do René (meu marido). Apesar da sua nacionalidade ser francesa, nasceu na Nova Caledônia. Seu pai, funcionário dos correios franceses, supervisionava lá na época e a família foi junto. É uma ilha no Pacífico, protetorado francês, cuja capital é Nouméa.
    Nossa, é tudo lindo, calmo e nos encantou. Nas praias, colhermos caramujos e corais belíssimos.
   Contornamos a ilha de carro, pela orla (não é tão pequena assim, levamos 3 dias nesta aventura). A certa altura do primeiro dia, a fome apertou.
   Passamos por um restaurante e paramos para comer. Qual a surpresa? Fechado para almoço!!! Lá os funcionários têm preferência sobre os clientes...
   Quando finalmente chegamos ao hotel, à noite, o restaurante do mesmo estava fechado para uma festa particular! Como éramos brasileiros (coisa rara por lá...) fomos convidados a participar. Ufa! A esta altura a fome era enorme...
   Serviram o prato típico da ilha, sem opção de escolha! Imagine se gostamos...
  Ah, que saudade da nossa feijoada!

   Em outro momento, fomos muito bem recebidos por antigos conhecidos da família do René. Levados para almoçar num clube militar, vi as mesas e o bar enfeitados com maracujá e suas flores - 'fleur de la passion', nativo na ilha.
   Perguntei:
- Vocês fazem batida de maracujá?
   Surpresa!...
- Batida? O que é isso?
   Aí me meti a 'barman' e fiz a batida. Adoraram! E eu me pergunto... Será que virou bebida "típica" da ilha?...

   Querem a receita? Aqui vai:



- 1/2 lata de leite condensado,
- 1 lata de cachaça, ou de vodka
- 1 lata de suco de maracujá, batido e coado. 
- 1/2 lata de água gelada.


Bater no liquidificador, acrescentar gelo picado e servir. Coloque um pouco de polpa de maracujá nos copos se quiser dar um efeito interessante. Mexa bem. E saúde! :)

2 comentários:

  1. "Apesar" não me parece um termo muito adequado, já que Nova Caledônia É um estado francês, ultramarino. Ou seja, apesar de não estar fisicamente na Europa e adjunto das outras províncias francesas, é (ainda, pois existe um movimento separatista) um território francês, como o texto esclarece na seqüência.

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha, é memos: aquela de restaurante fechado para almoço, pois os garçons e cozinheiro iam almoçar em casa e fazer a sesta, das 12h até as 15horas, parece piada de português, mas era uma verdade canaque!

    ResponderExcluir