Pedro tem 5,00 e quer comprar uma bola de 7,50. Quanto ele precisa a mais?
Ouço a professora dizer:
- Que operação vamos fazer aqui? Olhem bem! Aqui está escrito a mais.
Os alunos, naturalmente, respondem:
- Somar!
- Muito bem! - diz ela... - Podem copiar e resolver o problema.
Imediatemente peço licença e digo às crianças:
- Tenho um recado para vocês. Vou apagar o quadro e escrever o horário de provas para vocês copiarem. Está bem?
E, ao sair, digo para a professora:
- Preciso falar com você...
Ela vem comigo. Passei o mesmo problema para ela e pedi para que o resolvesse. Não é que ela soma?!? Eu pergunto:
- Se eu quero comprar 1 bola de 7,50, porque eu precisaria de ter 12,50 para comprá-la?
Ela diz:
- Então o "a mais" está errado no enunciado do problema?
- Não! Ele está dizendo: "de quanto ele vai precisar a mais do que já tem para completar os 7,50, que é o preço da bola?"
- Nossa! Nunca pensei nisto!
A partir daí comecei a dar aulas de matemática para o André em casa...
O ensino da matemática hoje em dia... Será que ajuda a desenvolver o raciocínio assim? |
lamentavel.
ResponderExcluirAinda bem! Assim passei a ser "bom em matemática" rsrs
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