terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Turistas! Como dão trabalho... (1)

   Nossa 1ª viagem à Europa foi pândega.
   Chegamos em Paris e fomos direto tomar o trem que nos levaria ao Sul da França, início de nossa turnê.
   Era meia-noite quando tomamos o trem. Procurando nossa cabine, cheios de bagagens, entramos numa cabine-leito que achávamos ser a nossa. Errado! Já haviam 2 senhoras dormindo nos beliches...
   Fechamos a porta e achamos nossa cabine-leito de fato, logo ao lado. André e Evelyne, cansados protestavam porque os 2 tinham que dormir nas camas de cima, com mochilas e sacolas.
- Meninos, é por pouco tempo. Logo chegaremos em Toulon!
   Conseguimos acalmá-los.
   Eu acordo bem cedo no dia seguinte e fui logo ao banheiro do vagão me refrescar. Na volta fico no corredor, apreciando a paisagem pela janela. Nisto saem as 2 senhoras da cabine ao lado, nervosas e conversando em francês:
- É isto que dá! Viajar no verão é um inferno! Tem sempre esses turcos barulhentos por toda parte, mas invadir nossa cabine no meio da noite é a 1ª vez!
   Fiquei caladinha! Achei melhor pensarem que éramos 'turcos' do que 'sujar a barra' dos brasileiros... :)

interior de um vagão (de dia...)

6 comentários:

  1. Algumas informações complementares:

    1) quando compramos as passagens no vagão-leito, entendemos que seria uma cabine só pra nós, com quatro leitos... foi uma surpresa entrar na cabine e descobrir que eram 6 lugares-cama, e que já tinham duas pessoas dormindo lá dentro!

    2) as camas não estavam montadas, foi preciso armá-las desembutindo-as da parede... era tudo novo, estávamos descobrindo tudo isto pela primeira vez, no escuro e tentando fazer isto sussurrando e o mínimo de barulho possível... e cheios de malas! (imaginem o que tiveram que aturar aquelas duas velhinhas! rsrs)

    3) "meninos" é força de expressão, de mãe carinhosa... eu tinha acabado de completar 18 anos.


    Bons Tempos!
    É sempre bom relembrar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, mamãe me chama de "esta é minha menina" quando me apresenta aos outros até hoje... E logo, logo já poderei dizer que vi meio século se descortinar na minha frente, hehe...

      Excluir
    2. Para mim, vocês serão sempre 'meninos'!... É tão bom ser criança, até eu me sinto uma menina às vezes! ;)

      Pensando bem, eu NÃO sei a idade de vocês!!!

      Excluir
    3. Hahahahaha

      Bem, se isto consola ou explica,
      em vários idiomas o plural de filho/a
      não é filhoS mas sim CRIANÇAS!
      Meus filhos =
      mes enfants (francês)
      my children (inglês)
      meine Kinder (alemão)
      só pra citar os mais conhecidos.
      Assim, não é só uma forma carinhosa de pais,
      mas uma tradição "traduzível" rsrs

      Excluir
  2. Oi Dona Luzia, meu nome é Julio Melo, sou amigo do André e da Mirian. Acho que já nos encontramos uma vez no RJ (num restaurante em Botafogo... lembro-me da senhora).

    É a primeira vez que visito o seu blog - que é muito bom por sinal - já sei de onde André tirou a sabedoria.

    Sobre o post: em um primeiro momento o post me remeteu à um texto que li na Revista O Globo hoje mais cedo na sala de espera da Psquiatria (deixa eu explicar: é porque eu passei em um concurso e precisava de um laudo do psiquiatra rsrs) pois o texto fala justamente sobre uma viagem à Paris. O texto é esse:
    http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/donna/noticia/2010/08/martha-medeiros-em-que-esquina-dobrei-errado-3020412.html

    E ainda sobre o seu texto: deve ser legal viajar de trem (na Europa) e se as francessas viajassem de trem aqui no Brasil elas saberiam o que é o "inferno".

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Júlio,

    Sim, me lembro de você e de sua simpatia! Fico feliz de ter mais um amigo e leitor. Isto me dá ânimo de escrever mais. Prepare-se que ainda virão muitas 'histórias' por aqui! :)

    Parabéns pela vitória no concurso. Que lhe traga muitas realizações. Tenho certeza que esta é uma "esquina certa" que você virou na vida. ;)

    ResponderExcluir